Como surgiu o sistema S@i

A ideia para o desenvolvimento do sistema S@i surgiu na APAE de Nova Andradina/MS com a intensão de implementar somente uma parte das atividades da escola que seria o Plano Educacional Individualizado – PEI, que gerava grandes volumes de papéis que simplesmente seriam arquivados. Por se tratar de uma inovação, iniciou-se os trabalhos de análise dos processos da escola, em busca de informações que viessem a contribuir no desenvolvimento, logo nas primeiras reuniões descobrimos que seria impossível a implantação somente de uma parte das atividades, pois o PEI envolvia informações de todas as áreas, da Escola, Saúde, Social, Família e do próprio aluno.

Alunos com necessidades educacionais especiais devem ter um Plano Individualizado de Ensino, quando ser necessário, podendo ser elaborado com apoio do ensino especial no início de sua vida escolar, e por ela atualizado continuamente, em função de seu desenvolvimento e aprendizagem. Esse Plano é o ponto fundamental de sua vida escolar, norteador das ações de ensino do professor e das atividades escolares do aluno (MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, 2000, p.24).

Para atender toda demanda de informações necessárias para implantação do PEI, foi necessário implementar uma tela de INVENTÁRIO do aluno na ESCOLA e na FAMÍLIA, de forma dinâmica e fácil entendimento, possibilitando maior agilidade na entrevista com a família.

Gerando economia principalmente no gasto com papéis, hoje, depois de 2 anos da primeira implantação, diversas reuniões, estudos, milhares de linhas de códigos o Sistema S@i tornou-se uma ferramenta estável e completa para atendimento das APAES, atendendo as áreas Sociais, Saúde e Educação com o Plano Educacional Individualizado(PEI) e Inventário dos Alunos(as) totalmente ONLINE, além de toda documentação exigida pela secretaria de Educação.

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